terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os paradoxos do Direito

A partir de Agosto de 2011 eu (teoricamente) estarei em contagem regressiva pra me tornar um bacharel em Direito. No meio do ano eu acabo o quarto ano/oitavo périodo do curso, faltando então um ano pra apresentar o TCC/ter a festa de formatura/pegar o diploma.

4 anos se passaram, e mesmo achando que fiz Direito mais por medo que qualquer outra coisa (afinal, é um curso que, você conseguindo se estabelecer na profissão, garante uma estabilidade financeira tremenda, e quem não quer isso, hein? Falando sinceramente e sem hipócrisias) e mesmo não me achando muito a cara do negócio, acabei por gostar do curso. Digo, eu estou aprendendo como a vida se regula no ambito legal, aprendendo o porque de eu ter que fazer certas coisas, pagar certas coisas, usar certas coisas.

E isso é instigante, e embora eu não seja o aluno mais aplicado e mais estudioso eu gosto de APRENDER.

Enfim, mas ai chega o ponto crucial desse texto, os paradoxos do Direito. O Direito visa, segundo o que aprendi, garantir justiça, igualdade(e etc.) para as pessoas. Indo num dicionário, você vê que justiça é estar em conformidade com o Direito, com o que é certo, é ser justo. Mas ai vem a pergunta, será que as pessoas conseguem ver isso?
A TODOS é garantido um devido processo legal, com todos as fases do processo, e deve ser visto ALÉM do bem e do mal. Mas ninguém entende isso.
Claro que, é muito difícil você se colocando na situação por exemplo, da mãe de um rapaz assassinado por outro não ter raiva do advogado que está defendendo aquele ''safado, bandido, que merece morrer'', eu mesmo entrei na faculdade com um certo nojo desses advogados defensores de bandido.


Mas agora vejo que não é bem assim, o Direito trabalha com o que é justo, mas o que é justo no Direito é relativizado, e ai está o paradoxo. O que é justo pra mim pode não ser justo ao meu vizinho, principalmente quando se tratam de vidas ceifadas por pessoas por pura maldade.
O problema é que viver em uma democrácia é isso gente, é você, em seu próprio detrimento, garantir que o outro tenha tudo que lhe é oferecido pela Lei Maior. Você está garantindo para outrem algo que pode precisar num futuro distante. Afinal, vai que você precise matar alguem? por legitima defesa até. Você VAI ser tratado como bandido, seu advogado vai ser tratado como mero advogado de bandido, mas você não quer perder suas garantias, quer?
Pra nos tornarmos uma democracia de verdade, as pessoas precisam perder essa visão torpe dos advogados ''de bandido'' (claro que, tem ~aqueles~ que são corruptos, usam as prerrogativas pra ajudarem, esconderem, acorbetarem, e isso é INACEITAVEL)

Mentiria se dissesse que hoje eu perdi todo meu preconceito com advogados DE DEFESA, ainda tenho, mas procuro perder isso, afinal, eu daqui 1 ano e meio posso estar lá trabalhando pra eles, defendendo um cara que matou, estuprou, etc. Uma democracia completa se faz com aceitações, e devemos aceitar que esse tipo de coisa exista, ou nunca seremos uma democracia, se não perfeita, digna de ser chamada de democracia.

P.S - ressalto que, não acho que bandido deve ser protegido, tendo cometido o crime, ele deve ser PUNIDO, mas se a policia não consegue uma investigação boa em questão de produção de provas, se o promotor/procurador não consegue argumentar, será q a Justiça é que é injusta?
Tudo deve estar de acordo com os tramites legais, certo? Aposto que se fosse VOCÊ na sala de audiência, você iria quere isso.
É melhor inocentar culpados que punir inocentes, frase que escutei muitas vezes. E que hoje sinceramente acho válida.

P.S² - não, eu não quero ser advogado quando me formar, eu quero ser promotor público na área ambiental ou defensor público, que é uma profissão instigante mas desvalorizada. Só acho que as pessoas tem que ter mais consciencia e ser menos ridiculas(isso mesmo, RIDICULAS) ao tentar chutar carro de advogado de defesa ou o próprio só por que ele está fazendo seu trabalho. Acho que isso é uma questão de maturidade + educação!







Claro que, eu sou um utópico nato, imagino todas as pessoas compartilhando o mundo, e mesmo que falem que sou um sonhador, sei que não sou o único a ter esse sonho.

2 comentários:

  1. Você não é utópico.. Vc está sendo "cidadão"...

    Leis estão aí para serem cumpridas, e se eu não concordo com elas não tenho que sair infringindo-as e sim tenho que lutar para mudá-las e fazer a valer o meu direito..

    A Ciência do Direito é pra poucos, (meu pai vive dizendo isso) e vc está num caminho certo Di..

    Melhor pensar com justiça do que com vingança..

    Maior orgulho de ver que vc chegou a esse ponto.. Inna deve estar orgulhosa de vc!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sonho que se sonha junto pode se tornar realidade, pequeno gafanhoto. Quem sabe se muita gente em todo o mundo sonhar o mesmo sonho e AGIR conjuntamente, um dia a gente não chega lá, hein? ;) Você já começou o seu, sonhando com o direito e a justiça. Não largue mão dele, persista mesmo (e sobretudo) quando tiver a sensação de estar sonhando sozinho. Porque será apenas uma sensação, e ela passará. Mas você ficará. E com você, a certeza de que sonho sonhado com coração nunca é sonho em vão. A ação que nasce de sonhos assim, acredite, transporta montanhas.

    Pollyta disse acima e eu ratifico: tenho orgulho de você, do jeitinho que você é. Cresça sempre em intelecto, mas preserve a pureza de coração como Peter Pan buscou preservar a sua criança interior: não cresça como os homens ranzinzas e cheios de si. Eles não sabem o quanto se perderam da própria fonte, e vivem hoje a zanzar pelo deserto imaginando oásis inexistentes. Você verá muitas coisas feias, lidará com misérias e restos humanos. Em algum momento, chegará a duvidar de seus ideais, e se questionará sobre sua própria relevância existencial. Em momentos assim, lembre-se do que dizem os "avisos em néon": Mantenha viva a pureza da sua utopia. Ela é a sua criança interior. Não a deixa passar frio.

    Afinal... você não será mais um padawan. Mas ainda assim... EU SEREI SUA MESTRA, E SEU EU QUISER LHE DAR UNS CASCUDOS, EU O FAREI! Mwahauahuahauahau!

    O que?! Achou que eu iria terminar essa bagaça com todo esse "mimimi"? Aham, senta no galho, pequeno gafanhoto! Pfff! XD

    ResponderExcluir